sábado, 25 de julho de 2009

40 anos do disco "Abbey Road".

1969, esse foi o ano derradeiro dos Beatles. Depois de passarem o primeiro mês do ano fazendo ensaios em um estúdio com uma atmosfera nada agradável, passarem por brigas feias, George Harrison quase sair da banda (De fato ele chegou a sair, mas depois resolveu voltar atrás e terminar o que estava sendo feito), mudarem de estúdio, terem que pensar aonde fariam um concerto para seu novo filme e isso tudo sendo documentado para o projeto "Get Back", que foi engavetado e virou o "Let It Be" como hoje conhecemos, os Beatles realizaram seu último concerto da carreira em cima do prédio da Apple, em Savile Row, no dia 30 de Janeiro. Após isso, no mês seguinte, eles já iniciaram um novo trabalho. Os preparativos para o próximo disco se iniciaram no dia 22 de Fevereiro daquele ano. Nesse dia eles gravaram os primeiros takes de "I Want You (She's So Heavy)", composição de Lennon, que já vinha sendo lapidada desde as sessões do projeto "Get Back", mas que só teve suas primeiras versões mais completas nessa data. A essa altura o título das música ainda era só "I Want You", mais tarde passou a ter o "She's So Heavy" entre parenteses. As gravações de "I Want You" foram até o dia 24 e ocorreram no Trident Studios. Um dos takes gravados, no dia 22, tinha Paul McCartney no vocal. A música não foi finlizada nessas sessões. Ela foi quase terminada em Abril e só foi ser acabada de fato em Agosto.


No dia 25 de Fevereiro, data de seu aniversário, George Harrison foi aos estúdios de Abbey Road com Ken Scott e gravou sozinho (Ken estava sendo o engenheiro da sessão), demos para três músicas suas: "Old Brown Shoe", "All Things Must Pass" e "Something". A primeira seria usada como single do próximo disco deles, a segunda nunca chegou a ser gravada oficialmente pelos Beatles e foi faixa-título do primeiro disco solo de George, e a terceira entraria, mais tarde, no novo álbum.
Com Ringo gravando seu filme, "Magic Cristian" ao lado de Peter Sellers, e George fora do país, Paul McCartney e John Lennon se reuniram no dia 14 de Maio para gravarem uma música que faria parte do mesmo single que "Old Brown Shoe", "The Ballad Of John & Yoko". A música falava do casamento e da lua-de-mel do casal. Foi gravada pelos dois apenas e mixada no mesmo dia. Um momento adorável ocorreu antes do quarto take da canção. John, tocando guitarra diz para Paul, que estava na bateria: "Um pouco mais rápido, Ringo!" e Paul replicou: "Ok, George!".

As sessões de gravação de "Abbey Road" começaram a ser mais frequentes a partir de Abril. No dia 20 eles gravaram 26 takes de "Oh! Darling" e no dia 26 gravaram mais 32 de "Octopus's Garden" (música de Ringo Starr). No dia 2 de Maio eles gravaram 36 takes da "basic track" de "Something", e assim eles iam indo. No dia 30 daquele mês foi lançado o single "The Ballad Of John & Yoko"/"Old Brown Shoe". As sessões de gravação foram até o dia 15 de Agosto daquele ano, quando foram gravadas orquestras de "Golden Slumbers/Carry That Weight", "The End", "Something" e "Here Comes the Sun". O disco foi lançado dia 26 de Setembro de 1969 na Inglaterra.

George Harrison e George Martin trabalhando na orquestração de "Something".

"Everest"



Esse era o título inicial do "Abbey Road". O título era uma homenagem à marca de cigarros Everest, que o engenheiro de som, Geoff Emerick, fumava. A idéia dos Beatles era tirar uma foto no monte Everest, no Tibet, e usar na capa do disco. Porém, Ringo não gostou e acabou convencendo-os a mudar de idéia. Paul, que estava empolgado, então perguntou: "O que vamos fazer então?" e Ringo disse: "Vamos chamar o álbum de 'Abbey Road' e tirar uma foto atravessando a rua mesmo." E foi o que fizeram.

O famoso lado B.

O lado B do disco Abbey Road é tido por muitos como o melhor da história. O curioso é que não era um lado B como em qualquer disco. As músicas entravam quase uma atrás da outra, em pequenos "medley's". O lado começa com "Here Comes The Sun", uma bela música de George Harrison, continua com "Because", com uma harmonia vocal maravilhosa dos rapazes, uma das melhores (se não a melhor) de toda a carreira deles, e segue a partir daí com dois medleys divínos. O primeiro com as músicas: "You Never Give Me Your Money", "Sun King", "Mean Mr. Mustard", "Polythene Pam" e "She Came In Through The Bathroom Window". E o segundo já vem na sequencia com: "Golden Slumbers", "Carry That Weight" e "The End". Um fato curioso acerca desse lado B é "Her Majesty", que na época saiu como "faixa escondida" no LP. Ela não era creditada na capa, mas ela vem segundos depois de "The End". Hoje em dia, as edições em CD já dão os créditos à faixa, que, originalmente, deveria ter sido parte daquele primeiro medley do lado B. "Her Majesty" era pra vir depois de "Mean Mr. Mustard" e antes de "Polythene Pam". Mas Paul McCartney não gostou do resultado e ela acabou parando no fim do disco, por conta de um dos engenheiros de som.



Sobra de estúdio.

Para quem
não sabe, a música "Come and Get It", música de Paul McCartney que foi hit com uma outra banda da Apple, Badfinger, foi uma sóbra da época das gravações de "Abbey Road". Os Beatles chegaram a gravar essa música nas sessões. Em 1996 ela foi lançada, com os Beatles, no terceiro volume da série "Anthology".

Badfinger - Come and Get It:



The Beatles - Come and Get It:



Quem fez cada música?

Algumas pessoas tem duvidas quanto a quem ter feito cada música do álbum. Claro, muita gente sabe que "Here Comes The Sun" e "Something" são do George, "Octopus's Garden" é do Ringo, "Come Togheter" e "Because" são do John e "Oh! Darling" e "Maxwell's Silver Hammer" são do Paul. Mas muita gente não sabe. Inclusive, Franke Sinatra chegou a declarar uma vez que "Something" era a sua música preferida de autoria de "Lennon/McCartney". Então aqui vai a lista de quem fez cada música:

Come Together - John
Something - George
Maxwell's Silver Hammer - Paul
Oh! Darling! - Paul
Octopus's Garden - Ringo (Com uma grande ajuda de George)
I Want You - John
Here Comes The Sun - George
Because - John
You Never Give Me Your Money- Paul
Sun King - John
Mr. Mustard - John
Polythene Pam - John
She Came In Trough The Bathroom Window - Paul
Golden Slumbers - Paul
Carry That Weigth - Paul
The End - Paul, John, George e Ringo
Her Majesty - Paul

Fotos das sessões:










Um comentário: