domingo, 19 de julho de 2009

A mini-tournê inglesa de 1965.


Depois de terem rodado boa parte do mundo tocando em lugares como Paris, Roma, Nova Iorque, Los Angeles e muitos outros, os Beatles, já visivelmente cansados das tournês, resolveram encerrar o ano de 1965 fazendo uma breve tournê pelo seu país de origem. E assim fizeram, foi uma mini-tournê que durou 9 dias (cada dia teve dois shows, um de tarde e um de noite). Os shows foram abertos por The Koobas, The Moody Blues (Com Denny Laine, que depois formou, com Paul Mccartney, os Wings), Stevie Aldon, Berryll Marsden e The Paramounts.













Beatles e Moody Blues.


O set list dos shows era bem diferente do que estamos acostumados a ver. Foram tocadas as seguintes músicas:
I Feel Fine, She's a Woman, If I Needed Someone, Act Naturally, Nowhere Man, Baby's in Black, Help, We Can Work It Out, Yesterday, Day Tripper e I'm Down. Algumas curiosidades a respeito desse set são, por exemplo "We Can Work It Out", que nunca foi tocada em outra tournê dos Beatles e que contava com John Lennon tocando seu orgão elétrico Vox Continental (Que não era bem uma novidade, já que ele vinha fazendo isso na tournê pelos Estados Unidos e no programa do Ed Sullivan, durante a execução de "I'm Down"), além de fazer backing vocals, assim como na original. Também "Yesterday" aonde Paul McCartney ficava sozinho no palco e tocava a música no mesmo orgão que John usava na música anteriormente citada. George Harrison e Ringo Starr também tinham seu momento de destaque. O primeiro executava uma musica de autoria sua, do "Rubber Soul", álbum mais recente até então: "If I Needed Someone". Já Ringo cantava uma versão que eles fizeram naquele ano e que saira no disco "Help!": "Act Naturally". Outro fato curioso sobre essa tournê é que, no show de Liverpool em 5 de Dezembro, no Empire Theater, Paul subiu ao palco e, junto com a banda The Koobas, que era uma das atrações inicais, executou uma versão de "Dizzy Miss Lizzy", tocando bateria.




As datas e os locais dos shows foram os seguintes:

- Odeon Cinema
Glasgow
03.12.65

- City Hall
Newcastle-upon-Tyne
04.12.65

- Empire Theatre
Liverpool
05.12.65

- ABC Cinema
Ardwick, Mancheter
07.12.65

- Gaumont Cinema
Barker's Pool, Sheffield
Yorkshire
08.12.65

- Odeon Cinema
Birmingham
09.12.65

- Odeon Cinema
Hammersmith, Londres
10.12.65

- Astoria Cinema
Finsbury Park, Londres
11.12.65

- Capitol Cinema
Cardiff

12.12.65


Infelizmente, pouca coisa restou de registro desses 18 shows históricos e pouco conhecidos, muitas vezes, pelos fãs daqueles quatro garotos de Liverpool. Mas sempre se tem esperança de que algo novo apareça e nos deixe cada vez mais mais orgulhosos e contentes de compartilharmos a paixão por esses caras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário