quarta-feira, 22 de julho de 2009

Os Beatles no "The Ed Sullivan Show".

Um dos momentos mais marcantes e lembrados na história dos Beatles foi, com certeza, as apresentações no programa americano "The Ed Sullivan Shows". Os Beatles haviam chegado nos Estados Unidos no dia 7 de Fevereiro de 1964, logo após fazerem uma tournê pela França. "I Wanna Hold Your Hand" acabara de chegar ao topo das paradas americanas. Começava, naquela data, a Beatlemania em terras americanas, que mais tarde chegaria a proporções muito maiores. Os rapazes fizeram 4 aparições ao vivo no programa de Ed Sullivan em toda a carreira. Três em 1964 e uma em 1965. Os ensaios para a estréia deles no programa tiveram início no dia 8 de Fevereiro, mas sem George Harrison, que estava doente e foi substituído por Neil Aspinal. Nesse dia o ensaio foi só para o posicionamento das câmeras. A primeira e a terceira aparição dos Beatles no programa foram gravadas no mesmo dia, em 9 de Fevereiro de 1964. Um fato curioso é que a terceira aparição a ser exibida, no dia 23 de Fevereiro de 1964, foi a primeira a ser gravada. Os Beatles tocaram "Twist and Shout", "Please, Please Me" e "I Wanna Hold Your Hand" nessa gravação. Na noite do mesmo dia 9, os Beatles gravaram a primeira aparição que o público assistiria dos Beatles no lendário programa. A apresentação da noite era ao vivo e os Beatles executaram 5 canções ao longo do programa: "All My Loving", "Till There Was You", "She Loves You", "I Saw Her Standing There" e "I Wanna Hold Your Hand".


















Ensaio com Neil Aspinal no dia 8 de Fevereiro de 1964.


A primeira aparição dos Beatles no programa é, até hoje, um dos momentos de maior audiência da história da televisão americana. Segundo George Harrison, durante o tempo em que eles se apresentaram naquela noite não houve nenhum crime reportado nos Estados Unidos. "Até os criminosos pararam durante 15 minutos enquanto estávamos no ar.", brinca o ex-beatle.

Durante a que seria conhecida como terceira aparição, mas foi a primeira gravada.


















Foto da primeira aparição dos Beatles no Ed Sullivan, gravada na noite de 9 de Fevereiro de 1964 e transmitida ao vivo.


Depois das apresentações em Nova Iorque, os Beatles seguiram pra Washington, aonde fizeram concertos no Washington Coliseum e no Carnegie Hall. Após isso, eles foram para Miami, aonde gravaram outra aparição para o programa de Ed Sullivan. Essa aparição é tida como a segunda aparição deles em 1964, mas na verdade foi a última a ser gravada naquele ano. Os ensaios e a gravação aconteceram no dia 16 de Fevereiro. A aparição foi exibida no mesmo dia. Dessa vez eles tocaram "She Loves You", "This Boy", "All My Loving", "I Saw Her Standing There", "From Me To You" e "I Wanna Hold Your Hand".












Aparição dos Beatles no programa, em Miami.
















Em 14 de Agosto de 1965, os Beatles retornam ao programa. Naquele ano eles haviam lançado um disco e um filme, ambos intitulados "Help!". Nessa aparição eles só tocaram músicas daquele ano: "I Feel Fine", "I'm Down", "Act Naturally", "Ticket To Ride", "Yesterday" e "Help!". Durante "I'm Down", John usou seu orgão elétrico Vox Continental, e tocou até com os cotovelos, cena que se tornaria antológica no show do Shea Stadium, em 15 de Agosto daquele ano. Durante "Yesterday", Paul ficou sozinho no Palco e executou a canção com seu violão Epiphone, o que ele já havia feito no programa "Blackpool Night Out". Essa aparição só foi ao ar no dia 12 de Setembro de 1965.















Ensaio para a aparição de 1965, no dia 14 de Agosto.











Gravação
do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário