domingo, 15 de novembro de 2009

As baterias de Ringo Starr: Parte 2 - A primeira Ludwig.


Os Beatles iam ganhando mais fama com o passar do tempo e isso ia fazendo com que eles pudessem comprar novos instrumentos. Com Ringo não foi diferente. Ele recebeu a sua primeira Ludwig em 12 de maio de 1963. Um pouco antes disso, no final de abril, Brian Epstein e ele foram até uma loja em Londres, a Drum City, se encontrar com o propietári0 da loja, Ivor Arbiter. Nesse encontro, Ringo disse que queria uma Ludwig preta, o que era impossível, pois não existiam Ludwig's nessa cor. Então foi colocado a disposição de Ringo um catálogo com as baterias Ludwig disponíveis. Quando olhou o acabamento "Oyster Black", ele disse "Eu quero esta!". A bateria foi escolhida pela cor. Nesse dia foi criado o logo definitivo dos Beatles , com o T maior, chamado de "Drop T". Quem criou o simbolo foi o dono da loja, que não lucrou nada com a famosa criação.

Ensaio para o programa "Thank Your Lucky Stars", em 12 de Maio de 1963.
Note que Ringo ainda estava com a Premier.

Na gravação do programa, no entanto, Ringo já estava usando a sua recém-chegada Ludwig.

A primeira aprição de televisão em que aparece essa Ludwig, que se tem até agora, é no programa "Scene at 6:30", gravado no dia 14 de Agosto de 1963:



Um detalhe sobre essa bateria é que o "Ludwig" da pele do bumbo foi descolando com o passar dos tempos, ficando só o "Lu", o que fez com que John fizesse uma piadinha nos shows, dizendo: "and on the lu, Ringo!". "Loo" (Que se lê "lu") em inglês significa privada. Essa bateria foi usada até fevereiro de 1964, quando os Beatles fizeram a primeira visita aos Estados Unidos e Ringo ganhou sua segunda Ludwig.

Nessa foto de um show em Londres, no dia 2 de Dezembro de 1963, pode-se ver a pele do bumbo de Ringo com o apenas o "Lu" da palavra Ludwig. Ela estava assim também na gravação do programa "Lucky Stars On Merseyside", em 15 de Dezembro de 1963:


Detalhes do Kit:

Marca: Ludwig "Downbeat"
Logo original: Drop-T n°1
Peles: Remo "Weather King"
Bumbo: 20"x14"
Surdo: 14"x14"
Caixa: 14"x4"
Tom-tom: 12"x8"
Ride: Paiste 18"
Crash: Paiste 16"
Hi-Hat: Paiste 14"
Acabamento: "Black Oyster Pearl"

Nenhum comentário:

Postar um comentário