Bom, todos sabem que a bateria que foi imortalizada por Ringo foi a Ludwig, que era usada também por grupos contemporâneos e, mais tarde, foi usada por muita gente consagrada. Mas ao todo foram 6 baterias que Ringo usou durante a carreira dos Beatles. E a partir de agora falaremos melhor de cada kit.
Premier "Model 54"
Essa foi a primeira bateria que Ringo usou. Ele a usava ainda na época que tocava com os Rory Storm and the Hurricanes. Ele, inicialmente, havia pintado as iniciais R-S no bumbo, o que poderia ser entendido como "Ringo Starr" ou "Rory Storm". Depois ele pintou o nome completo, como se pode ver na foto acima. Foi com essa bateria que Ringo estreou nos Beatles, no dia 18 de Agosto de 1962, no Cavern Club.
Foto da gravação do programa "Peoples and Places", na Granada TV, em 29 de Outubro de 1962. Essa foi a segunda aparição televisiva dos Beatles. Note a Premier do Ringo com o "Ringo Starr" escrito no bumbo.
No dia 12 de Janeiro de 1963, no show no Invicta Ballroom, em Kant, Ringo ainda estava com a pele do Bumbo com seu nome.
No dia seguinte, na aparição no programa "Thank Your Lucky Stars", Ringo usou uma pele em branco no bumbo da bateria.
Em Janeiro de 1963, Ringo trocaria a pele para usar o chamado "Bug Logo", que foi usado em shows e aparições em TV naquele ano. O "Bug Logo" foi feito por Tex O'Hara. Abaixo seguem 4 fotos: A primeira é um desenho de Paul McCartney, que teria servido de inspiração para o desenho que foi usado na pele. A segunda mostra as idéias que foram apresentadas até chegarem no que foi usado, que é mostrado na terceira foto. A quarta foto mostra Ringo já usando o "Bug Logo" no dia 17 de Fevereiro de 1963 no programa "Thank Your Lucky Stars".
Paulo Alberto
ResponderExcluirpaulinho222@hotmail.com
"Excelente cara... adoro o Ringão...
sempre digo quando me perguntam de qual eu gosto mais dos Beatles... digo que 25% p/ cada e ponto.
O Ringão é muito bom, faz música de verdade!"
...no momento curto "Nashville Jam" do album
"Beacoups Of Blues" de 1970, recomendo!