domingo, 15 de novembro de 2009

As baterias de Ringo Starr: Parte 2 - A primeira Ludwig.


Os Beatles iam ganhando mais fama com o passar do tempo e isso ia fazendo com que eles pudessem comprar novos instrumentos. Com Ringo não foi diferente. Ele recebeu a sua primeira Ludwig em 12 de maio de 1963. Um pouco antes disso, no final de abril, Brian Epstein e ele foram até uma loja em Londres, a Drum City, se encontrar com o propietári0 da loja, Ivor Arbiter. Nesse encontro, Ringo disse que queria uma Ludwig preta, o que era impossível, pois não existiam Ludwig's nessa cor. Então foi colocado a disposição de Ringo um catálogo com as baterias Ludwig disponíveis. Quando olhou o acabamento "Oyster Black", ele disse "Eu quero esta!". A bateria foi escolhida pela cor. Nesse dia foi criado o logo definitivo dos Beatles , com o T maior, chamado de "Drop T". Quem criou o simbolo foi o dono da loja, que não lucrou nada com a famosa criação.

Ensaio para o programa "Thank Your Lucky Stars", em 12 de Maio de 1963.
Note que Ringo ainda estava com a Premier.

Na gravação do programa, no entanto, Ringo já estava usando a sua recém-chegada Ludwig.

A primeira aprição de televisão em que aparece essa Ludwig, que se tem até agora, é no programa "Scene at 6:30", gravado no dia 14 de Agosto de 1963:



Um detalhe sobre essa bateria é que o "Ludwig" da pele do bumbo foi descolando com o passar dos tempos, ficando só o "Lu", o que fez com que John fizesse uma piadinha nos shows, dizendo: "and on the lu, Ringo!". "Loo" (Que se lê "lu") em inglês significa privada. Essa bateria foi usada até fevereiro de 1964, quando os Beatles fizeram a primeira visita aos Estados Unidos e Ringo ganhou sua segunda Ludwig.

Nessa foto de um show em Londres, no dia 2 de Dezembro de 1963, pode-se ver a pele do bumbo de Ringo com o apenas o "Lu" da palavra Ludwig. Ela estava assim também na gravação do programa "Lucky Stars On Merseyside", em 15 de Dezembro de 1963:


Detalhes do Kit:

Marca: Ludwig "Downbeat"
Logo original: Drop-T n°1
Peles: Remo "Weather King"
Bumbo: 20"x14"
Surdo: 14"x14"
Caixa: 14"x4"
Tom-tom: 12"x8"
Ride: Paiste 18"
Crash: Paiste 16"
Hi-Hat: Paiste 14"
Acabamento: "Black Oyster Pearl"

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

As baterias de Ringo Starr - Parte 1: Premier.

Não, esse não é mais um dos milhares de textos que tem como intenção julgar a habilidade de Ringo Starr como baterista. Esse artigo é pra falarmos um pouco sobre as baterias (instrumentos) que Ringo usou em cada época dos Beatles. O texto será divididos em alguns capítulos, já que é muita coisa a se dizer e mostrar sobre o assunto, e isso ajuda a enriquecer o trabalho, pois serão mostradas fotos e vídeos para ilustrar o texto.
Bom, todos sabem que a bateria que foi imortalizada por Ringo foi a Ludwig, que era usada também por grupos contemporâneos e, mais tarde, foi usada por muita gente consagrada. Mas ao todo foram 6 baterias que Ringo usou durante a carreira dos Beatles. E a partir de agora falaremos melhor de cada kit.


Premier "Model 54"


Essa foi a primeira bateria que Ringo usou. Ele a usava ainda na época que tocava com os Rory Storm and the Hurricanes. Ele, inicialmente, havia pintado as iniciais R-S no bumbo, o que poderia ser entendido como "Ringo Starr" ou "Rory Storm". Depois ele pintou o nome completo, como se pode ver na foto acima. Foi com essa bateria que Ringo estreou nos Beatles, no dia 18 de Agosto de 1962, no Cavern Club.


Foto da gravação do programa "Peoples and Places", na Granada TV, em 29 de Outubro de 1962. Essa foi a segunda aparição televisiva dos Beatles. Note a Premier do Ringo com o "Ringo Starr" escrito no bumbo.

No dia 12 de Janeiro de 1963, no show no Invicta Ballroom, em Kant, Ringo ainda estava com a pele do Bumbo com seu nome.

No dia seguinte, na aparição no programa "Thank Your Lucky Stars", Ringo usou uma pele em branco no bumbo da bateria.

Em Janeiro de 1963, Ringo trocaria a pele para usar o chamado "Bug Logo", que foi usado em shows e aparições em TV naquele ano. O "Bug Logo" foi feito por Tex O'Hara. Abaixo seguem 4 fotos: A primeira é um desenho de Paul McCartney, que teria servido de inspiração para o desenho que foi usado na pele. A segunda mostra as idéias que foram apresentadas até chegarem no que foi usado, que é mostrado na terceira foto. A quarta foto mostra Ringo já usando o "Bug Logo" no dia 17 de Fevereiro de 1963 no programa "Thank Your Lucky Stars".


Detalhes do Kit:

Marca: Premier "Model 54"
Logo original: Bug Logo
Bumbo: 20"x17"
Surdo: 16"x20"
Tom-tom: 12"x18"
Caixa: Royal Ace - 14"x4"
Ride: Zyn 18"
Crash: Zyn 16"
Hi-Hat: Zyn 14"
Acabamento: "Duroplastic" mogno

domingo, 8 de novembro de 2009

Robert Zemeckis quer Paul e Ringo em re-make do Yellow Submarine.


O re-make do filme "Yellow Submarine" pode contar com a voz de Paul McCartney e Ringo Starr. Pelo menos é o que o diretor Robert Zemeckis declarou. Porém, ainda não tem nada confirmado. Zemeckis disse que nenhum dos dois ex-beatles confirmou a sua participação no projeto. E ainda adiantou que o filme será feito utilizando os mesmos recursos técnicos do longa "Os Fantasmas de Scrooge", filme de Jim Carrey que estreiou nessa Sexta-feira.

Agora é esperar pra ver se vamos ter a alegria de ver nossos ídolos envolvidos em tal realização.

Fotos dos Beatles vão a Leilão.


No dia 10 de Novembro, a Cameo Auctioneers irá botar algumas fotos dos Beatles em Leilão. Sete delas, foram tiradas por um garoto, durante as filmagens do filme "Help!". Gwyn Blanchard, que então tinha 13 anos, estava com seus colegas de aula de baixo de chuva, nas filmagens, esperando para conseguir um autógrafo dos Beatles. Enquanto os adolescentes estavam caminhando para o set, os Beatles passaram de carro e foram para o trailer da gravação. Blanchard e seus amigos decidiram esperar do lado de fora e ela disse que, por um momento, duvidou que fosse conseguir os autógrafos. "Estávamos com os cadernos da escola abertos, esperando eles saírem, quando a porta abriu e o gerente disse: 'venham vê-los'." Dias depois, ele voltou ao set e fotografou os Beatles descansando nos intervalos das filmagens.

Outras fotos que estão no mesmo leilão são da apresentação dos Beatles no The Riverside Dancing Club, Bridge House Hotel, Tenbury Wells, Herefordshire, no dia 15 de Abril de 1963. Além dessa, uma foto colorida de John e Paul na praia, em 1963, também está sendo leiloada, além de fotos dos Beatles com um Panda de pelúcia, nas gravações do especial "The Beatles Come To Town", em Manchester.